Bem-estar

Cansaço e falta de energia

Cansaço e falta de energia

O regresso à rotina após as férias pode não ser tão fácil quanto previa. Enfrentar de novo a rotina, o trânsito e o dia a dia atarefado pode deixar qualquer um com cansaço e falta de energia. Se se reconheceu nesta descrição, este artigo é, sem dúvida, para si.

Quais são os principais sintomas de cansaço?

Sentir-se constantemente com falta de energia, com dificuldade em concentrar-se, falta de motivação, desânimo e muito sono.

O que fazer para ganhar energia?

Antes de mais, é sempre importante perceber se o seu cansaço e falta de energia se deve apenas à sua rotina ou se existe alguma outra questão associada. Para isso, aconselhamos consultar o seu médico ou farmacêutico. Caso seja apenas uma questão de falta de energia, existem algumas estratégias que podem ajudar. Por exemplo uma alimentação equilibrada, uma boa rotina de sono ou praticar exercício físico regularmente são rotinas que podem contribuir para que se sinta progressivamente com mais energia. Alimentos como frutas, vegetais, oleaginosas e proteínas magras (como a carne branca) podem ajudar a repor os níveis de algumas vitaminas cujo défice pode ser responsável pelo cansaço. Adicionalmente, existem ainda algumas vitaminas e suplementos que poderão ajudar.

Vitaminas como a B12, D ou C são conhecidas pela sua ação no aumento dos níveis de energia e consequente redução do cansaço, entre outras importantes efeitos que têm no nosso organismo. Existem muitos suplementos alimentares multivitamínicos com estas vitaminas, por isso deixamos de seguida três sugestões:

No entanto, não se esqueça que, antes de tomar qualquer suplemento alimentar, é recomendado que consulte o seu médico ou farmacêutico.