Beleza

Checklist de Viagem: O que Levar nas Férias

Checklist de Viagem: O que Levar nas Férias

Preparar-se para as férias é sempre emocionante, mas garantir que tem tudo o que precisa para uma viagem tranquila pode ser um desafio. Além da roupa, sapatos e acessórios, é essencial preparar uma lista dos artigos de farmácia que podem ser indispensáveis durante suas férias. Antes de começar a fazer a sua lista para o kit de farmácia em férias, veja a lista que já preparámos sobre o que levar nas férias:

Checklist: o que levar nas férias

1. Protetor Solar: Essencial todos os dias do ano, mas em especial se as suas férias incluírem um destino quente ou neve. Por isso, escolha um protetor solar com FPS adequado ao seu tipo de pele e reaplique conforme necessário, sobretudo se for à água ou transpirar.

2. Repelente de Insetos: Em destinos mais exóticos não podemos esquecer o repelente. Confirme se os insetos poderão ser uma questão no destino que escolheu. Se assim for, um bom repelente é essencial para proteger contra picadas de mosquitos e outros insetos que podem transmitir doenças.

3. Kit de Primeiros Socorros: Um kit de primeiros socorros é sempre aconselhável. Inclua pensos rápidos, adesivos, gaze esterilizada, uma pequena tesoura, pinça e desinfetante, para que possa facilmente tratar pequenos cortes, arranhões ou outras lesões menores.

4. Medicamentos Básicos: Não se esqueça de levar uma pequena bolsa com analgésicos, antipiréticos, anti-histamínicos e medicamentos para distúrbios gástricos leves e enjoo. Estes artigos podem prevenir alguns desconfortos durante a viagem. Se tiver dúvidas sobre o que levar, fale com o seu farmacêutico.

5. Medicação crónica: Caso tome medicação habitualmente, confirme que leva quantidade suficiente para toda a viagem e idealmente para alguns dias extras, por precaução. Para além disso, leve consigo uma cópia da receita médica, caso seja necessário comprar mais durante a viagem.

6. Hidratantes Labiais e Corporais: É importante manter sempre a pele hidratada, para isso leve consigo um bom hidratante labial e corporal. Se o plano for umas férias de praia, não se esqueça de aplicar hidratante todos os dias após o banho para ajudar a pele a recuperar das exposição solar.

7. Álcool Gel: A desinfeção continua a ser uma preocupação e contribui para a prevenção de doenças. Por isso, leve consigo álcool gel para que possa manter as mãos limpas em todos os momentos.

8. Medicação de Emergência: Se tem alguma condição médica específica, como alergias graves, diabetes, ou asma, por exemplo, leve os medicamentos necessários para tratar emergências. Informe quem o acompanha na viagem sobre como agir em caso de uma emergência médica.

E se tiver dúvidas?

Em caso de dúvidas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico. Adicionalmente, dependendo do seu destino, poderá ser aconselhável realizar uma consulta do viajante, cerca de um mês antes da partida. Nesta consulta ficará a conhecer as medidas mais adequadas, como a vacinação ou medicação profilática, e os itens essenciais para umas férias tranquilas no destino que escolheu.

Não se esqueça de levar nas férias estes artigos essenciais de farmácia. Ter tudo o que precisa à mão garantirá que vai aproveitar as suas férias ao máximo, com tranquilidade e segurança. Faça uma lista, verifique se leva tudo e boas férias!