O que é um escaldão?
Os escaldões são uma resposta inflamatória da pele devida à exposição solar e aos raios UVA e UVB. Caracteriza-se por vermelhidão, sensação de calor e prurido, dor e em casos mais graves pode ocorrer o aparecimento de bolhas.
A gravidade do escaldão ou eritema solar varia em função do grau da exposição solar, fotótipo, sensibilidade aos raios UV, entre outros. Desta forma, o escaldão poderá ser mais ligeiro ou mais grave caso se verifique a formação de bolhas ou destruição de tecidos.
Como tratar um escaldão?
Procurar sombra
Em primeiro lugar, ao detetar um escaldão deve proteger-se do sol, optando por uma sombra. Adicionalmente, é importante que evite a exposição solar enquanto a queimadura solar não estiver completamente curada e, mesmo depois disso, deverá ter especial cuidado com a exposição solar.
Arrefecer a zona afetada
Pode colocar água fria da torneira na zona do escaldão por forma a arrefecer essa área. Nesta situação poderá também ser útil um spray de água termal, para dar sensação de frescura e apaziguar a pele.
Hidratar a pele
Existem vários cremes indicados para hidratar a pele após a exposição solar. Adicionalmente alguns destes produtos têm ingredientes que potenciam a sensação de frescura para aliviar o prurido e calor e dar conforto à pele. Deixamos aqui algumas sugestões:



Evitar roupa apertada
Idealmente opte por roupa larga, leve e fresca, para que a pele possa estar confortável. Os materiais devem ser o mais confortáveis possível, para não potenciar o dano da pele.
Beber água
Beber muita água é indispensável para repor a hidratação do organismo em caso de eritema solar. No entanto, este é um conselho válido para toda a estação quente e não só em caso de escaldão.
Caso a queimadura solar seja extensa ou tenha outros sintomas, como por exemplo náuseas, tonturas, ou febre, é recomendado procurar imediatamente o médico, para uma avaliação mais detalhada.
Riscos para a pele
Apanhar um escaldão pode ter muito mais consequências do que aquelas com que é necessário lidar no imediato. Por isso, nunca é demais lembrar que o acumular de escaldões é também uma questão que deve ser tida em atenção, devido às consequências que daí podem advir.
Um escaldão fragiliza a pele e compromete a barreira cutânea tornando-a mais permeável a agentes externos. É por este motivo que é tão importante utilizar produtos que restaurem e protejam a pele. Outra das principais consequências a longo prazo é o aumento da probabilidade de desenvolver cancro cutâneo. Existem vários tipos de cancro de pele, sendo o mais grave o melanoma. Por fim, a exposição solar promove o fotoenvelhecimento, que se caracteriza pelo aparecimento de rugas, rídulas e manchas de hiperpigmentação.
Todas estas consequências são excelentes razões para apostar na proteção solar todo o ano, com especial atenção para as estações quentes e momentos de maior exposição solar, como dias de praia ou piscina.