Beleza

Couro cabeludo sensível: que produtos usar?

Couro cabeludo sensível: que produtos usar?

O que causa couro cabeludo sensível?

O couro cabeludo sensível ocorre quando o equilíbrio do couro cabeludo é interrompido e se verifica uma sensação de comichão, dor, ardor ou vermelhidão. Esta condição pode ser causada por fatores internos ou externos ao organismo, como por exemplo:

  • Queimadura solar
  • Condições Climáticas: calor, frio ou vento
  • Alguns produtos para o cabelo como champôs ou tintas capilares
  • Alterações hormonais
  • Stress

Como recuperar o equilíbrio do couro cabeludo?

Um couro cabeludo sensibilizado precisa de cuidados especiais para que o seu equilíbrio natural seja restaurado.

  • Use um champô adaptado para couro cabeludo sensível

Ao escolher um champô, é importante verificar se é adequado para apaziguar o couro cabeludo. Normalmente os champôs para couro cabeludo sensível e irritado são suaves e calmantes, com tensoativos suaves que fazem pouca espuma, especialmente desenvolvidos para acalmar o couro cabeludo e reduzir a comichão e a irritação.

  • Escolha uma máscara adequada

Assim como os champôs, também as máscaras podem ser uma ajuda. Com um couro cabeludo sensibilizado, todos os cuidados calmantes são bem-vindos, por isso abrace este cuidado extra e não se preocupe porque não vai comprometer o brilho dos seus cabelos. As máscaras são aplicadas no cabelo e no couro cabeludo permitindo não só apaziguar como desembaraçar os cabelos, deixando mais macio e brilhante.

  • Séruns para alívio imediato

Os séruns são ótimos para couro cabeludo sensível e irritado porque proporcionam alívio e conforto imediatos. Assim, sensações de comichão, calor, vermelhidão e ardor são menores e o couro cabeludo fica protegido das agressões externas. Por esse motivo, pode utilizá-los como um produto SOS ou todos os dias como um tratamento para ajudar a esquecer que está com o couro cabeludo irritado.

Outras dicas

  • Simplifique o penteado

Ferramentas de aquecimento como secadores de cabelo ou pranchas de alisamento, podem contribuir para irritar o couro cabeludo, devido às altas temperaturas. Para evitar mais danos ao couro cabeludo, evite usar esses equipamentos de modelagem. No entanto, caso precise as utilizar, reduza a temperatura.

Para além disso, puxar e esticar o cabelo para criar um penteado pode danificar o couro cabeludo, assim como os penteados de cabelo apanhado. Por isso, sempre que possível, opte por usar o cabelo solto, pois isso aliviará a pressão do couro cabeludo.

Por outro lado, produtos de styling e acessórios, como ganchos ou mesmo chapéus, também podem irritar o couro cabeludo. Assim, é recomendado que os utilize com cuidado.

  • Use uma escova suave para pentear o cabelo

A escova de cabelo pode ser sua melhor amiga ou um problema para seu couro cabeludo sensível. Uma escova de cabelo macia, que não agride o cabelo e não arranha o couro cabeludo é o ideal neste caso. Porém, mesmo com uma escova macia, lembre-se de pentear os cabelos com calma, sem puxar.