Mamã e Bebé

Guia da Pele do Bebé: Dicas Essenciais para Pais

Guia da Pele do Bebé: Dicas Essenciais para Pais

Cuidar da pele do bebé é uma tarefa muito importante para os pais, especialmente quando se trata de áreas sensíveis como a pele do rabinho. Por isso, neste guia, vamos explorar estratégias essenciais para manter a pele do seu bebé saudável e protegida.

Escolha produtos adequados à pele do bebé

Ao escolher produtos para a pele do bebé, devemos priorizar os que são formulados para s pele sensível dos bebés. Adicionalmente, o ideal é optarmos por produtos suaves e sem perfume, que não causem irritação. Durante a muda da fralda, devemos dar preferência à utilização de compressas humedecidas em água morna para limpar delicadamente a área e evitar produtos com fragrâncias ou ingredientes que possam causar irritação da pele. As gamas de produtos dedicadas ao bebé já têm habitualmente elevada tolerância com o objetivo de proteger a pele sensível dos mais pequenos.

Hidrate a pele regularmente

A pele do bebé é naturalmente delicada, especialmente em áreas sujeitas à fricção, como a zona da fraldas. Após a muda da fralda e o banho, aplique um creme hidratante para manter a pele do bebé suave e protegida. No entanto, se o seu bebé tem pele atópica, esta recomendação torna-se imprescindível, pois a hidratação regular pode ajudar a prevenir crises de eczema e irritações. Neste caso, procure um hidratante adequado a pele atópica.

Troque a fralda regularmente

A dermatite da fralda é uma preocupação comum entre os pais, mas pode ser prevenida com algumas medidas simples. Em primeiro lugar, certifique-se que troca a fralda do bebé regularmente, especialmente após as refeições e antes de dormir. Para além disso, limpe a área da fralda com cuidado, utilizando compressas humedecidas em água morna, e aplique uma pomada protetora para prevenir irritações e assaduras. Contudo, não é necessário deixar uma camada de pomada sobre a pele, dado que é suficiente uma pequena quantidade que deve espalhar até ser absorvida.

Proteja a Pele do Bebé do Sol

Além de cuidar da pele durante a muda da fralda, é importante proteger o bebé de outros fatores externos, como o sol. Os bebés até aos 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol e é recomendado evitar a exposição solar direta prolongada nos primeiros anos de vida. Em dias de maior calor, vista o bebé com roupas leves, sem esquecer o chapéu quando estiver ao ar livre. Caso o bebé tenha pele sensível ou propensa a eczema, deve optar por roupas de algodão e evitar produtos que possam causar irritação.

Sempre que não possa evitar a exposição solar do bebé, deve aplicar um protetor solar adequado à idade. Contudo, deve sempre confirmar a partir de que idade cada protetor solar pode ser utilizado. Apenas existe protetor solar para crianças acima dos 6 meses. Deixamos algumas sugestões:

Ainda que tenhamos todos os cuidados, a pele dos bebés pode sofrer alterações, por isso é importante estarmos atentos e consultarmos o médico sempre que necessário.