Bem-estar

Infeção Vaginal: tudo o que precisa de saber

Infeção Vaginal: tudo o que precisa de saber

As infeções vaginais, embora frequentes, são um tema que gera muitas dúvidas e perguntas. Este é um tema importante, uma vez que afeta o bem-estar e a saúde das mulheres. Além disso, aproximadamente 75% das mulheres terá uma infeção vaginal pelo menos uma vez na vida. Vale a pena sabermos um pouco mais sobre estas infeções!

O que é uma infeção vaginal?

Uma infeção vaginal ocorre quando a flora vaginal da mulher fica desequilibrada, por um fungo ou bactéria. Entre as infeções mais comuns estão a candidíase, devida a um fungo, e a vaginose, de origem bacteriana.

Quais os sintomas da infeção vaginal?

Os sintomas mais habituais são comichão, vermelhidão, ardor, desconforto e alterações de cor e espessura no corrimento vaginal.

Qual o tratamento?

Se esta descrição e sintomas lhe parecem familiares, o ideal será consultar um médico para uma avaliação completa da situação. O tratamento passa maioritariamente por medicamentos sujeitos a receita médica como antibióticos ou antifúngicos, sob forma de comprimidos, creme, óvulos ou comprimidos vaginais, por exemplo. No entanto, em caso de gravidez, é recomendado alertar o médico para essa condição, dado que nem todas as opções de tratamento poderão ser válidas.

Como prevenir?

  • Utilizar roupa interior respirável, de preferência de algodão
  • Manter bons hábitos de higiene da zona íntima
  • Utilizar sabonetes suaves
  • Utilizar roupas largas
  • Utilizar preservativo
  • Tomar antibióticos apenas quando necessário

Outras sugestões

No tratamento e prevenção das infeções vaginais, existem outros produtos que podem ser úteis. Este é o caso do Lafemidia comprimidos vaginais. Este é um dispositivo que pode ser utilizado como auxiliar em caso de infeção vaginal ou como prevenção. Contém ácido l-ascórbico, ácido hialurónico, vitamina E e inulina que ajudam a reduzir o desconforto e comichão, minimizando os sintomas.

Em caso de infeção, deve aplicar 1 comprimido vaginal de Lafemidia Comprimidos Vaginais uma vez por dia (durante a noite) durante 7 a 10 dias. Por outro lado, para utilizar como prevenção, aplicar 1 comprimido vaginal duas vezes por semana.

É sempre recomendado o aconselhamento junto do seu médico ou farmacêutico.