As infeções vaginais, embora frequentes, são um tema que gera muitas dúvidas e perguntas. Este é um tema importante, uma vez que afeta o bem-estar e a saúde das mulheres. Além disso, aproximadamente 75% das mulheres terá uma infeção vaginal pelo menos uma vez na vida. Vale a pena sabermos um pouco mais sobre estas infeções!
O que é uma infeção vaginal?
Uma infeção vaginal ocorre quando a flora vaginal da mulher fica desequilibrada, por um fungo ou bactéria. Entre as infeções mais comuns estão a candidíase, devida a um fungo, e a vaginose, de origem bacteriana.
Quais os sintomas da infeção vaginal?
Os sintomas mais habituais são comichão, vermelhidão, ardor, desconforto e alterações de cor e espessura no corrimento vaginal.
Qual o tratamento?
Se esta descrição e sintomas lhe parecem familiares, o ideal será consultar um médico para uma avaliação completa da situação. O tratamento passa maioritariamente por medicamentos sujeitos a receita médica como antibióticos ou antifúngicos, sob forma de comprimidos, creme, óvulos ou comprimidos vaginais, por exemplo. No entanto, em caso de gravidez, é recomendado alertar o médico para essa condição, dado que nem todas as opções de tratamento poderão ser válidas.
Como prevenir?
- Utilizar roupa interior respirável, de preferência de algodão
- Manter bons hábitos de higiene da zona íntima
- Utilizar sabonetes suaves
- Utilizar roupas largas
- Utilizar preservativo
- Tomar antibióticos apenas quando necessário
Outras sugestões
No tratamento e prevenção das infeções vaginais, existem outros produtos que podem ser úteis. Este é o caso do Lafemidia comprimidos vaginais. Este é um dispositivo que pode ser utilizado como auxiliar em caso de infeção vaginal ou como prevenção. Contém ácido l-ascórbico, ácido hialurónico, vitamina E e inulina que ajudam a reduzir o desconforto e comichão, minimizando os sintomas.
Em caso de infeção, deve aplicar 1 comprimido vaginal de Lafemidia Comprimidos Vaginais uma vez por dia (durante a noite) durante 7 a 10 dias. Por outro lado, para utilizar como prevenção, aplicar 1 comprimido vaginal duas vezes por semana.
É sempre recomendado o aconselhamento junto do seu médico ou farmacêutico.