Beleza

O que é a pele atópica?

O que é a pele atópica?

A pele atópica ou dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, não contagiosa, com períodos de crise e remissão. Esta doença surge habitualmente na infância e tende a perder intensidade na idade adulta. Os seus sintomas são habitualmente surtos de eczema, pele seca a muito seca, pele irritada, descamação e prurido. Na dermatite atópica a barreira cutânea é comprometida, permitindo uma maior penetração de agentes externos que vão promover a inflamação da pele e reduzir a sua função barreira.

Que cuidados ter com a pele atópica?

Uma vez que na dermatite atópica a função barreira da pele está comprometida, é necessário ter alguns cuidados que ajudem a restaurar a sua integridade.

O banho deve ser rápido, entre 5 a 10 minutos, e com água tépida. Para além disso, aconselha-se a utilização de produtos de higiene suaves e não deslipidantes, que favorecem a hidratação. Após o banho, é recomendada a aplicação de um emoliente para pele atópica para manter a pele hidratada e a integridade da barreira cutânea.

Relativamente às roupas a utilizar, deve privilegiar-se a roupa de fibras naturais, como o algodão, evitando as fibras sintéticas ou lã.

Deve ainda evitar os fatores que podem agravar os sintomas como detergentes, stress, mudanças bruscas de temperatura, pólen, pó ou ácaros.

Que produtos utilizar numa pele atópica?

Em primeiro lugar, deve escolher produtos hidratantes e adaptados, com ingredientes que reparem a barreira cutânea e nutram e apaziguem a pele. Existem várias opções, por isso vamos deixar-lhe algumas sugestões.

Para o banho, poderá utilizar um gel de banho ou óleo de duche, como por exemplo:

Após o banho, deve aplicar sempre um emoliente, como por exemplo:

Existem ainda outros produtos que poderão ser úteis, como por exemplo um creme barreira para proteger e reparar a pele – SVR Topialyse Creme Barreira.